sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de maio - dia do trabalhador

Segundo o Minidicionário de Latim da Porto Editora, trabalhar vem do latim laborare, que quer dizer esforçar-se com empenho. Também significa sofrer, estar com dificuldades. Isso quer dizer que sempre estive etimologicamente correto, mesmo sem saber. A equação é simples: Trabalho é igual ao Esforço multiplicado pelo Sofrimento (T=ES). A tradicional fórmula Trabalho igual à força multiplicada pelo deslocamento (T=Fd), das aulas de física, estava errada. Lamento, professor Betu.

É claro que dentro desse universo matemático existem controvérsias. Há quem queira elevar o sofrimento ao quadrado, ou multiplicar tudo por um novo fator: a culpa (o sentir-se culpado). É o que podemos constatar fazendo uma breve consulta aos murais das empresas ou às caixas de entrada de outlook, onde pipocam mensagens motivacionais convidando o leitor a refletir sobre o seu papel na crise econômica, com títulos do tipo "tire a bunda da cadeira", "faça a sua parte", e o poético "rise to the challenge".

Respondendo ao desafio. Que sonoridade! Que poético! Sim, estou respondendo ao desafio: já fui à Caixa Econômica Federal consultar meu FGTS (por via das dúvidas); já estou garimpando um novo empreguinho (de preferência numa padaria); já estou cortando despesas (para agilizar a faculdade), e estou juntando uns trocados para comprar o último disco da banda System of a Down (que ninguém diga que não ajudo a movimentar o mercado!). Estou só respondendo ao desafio. Isso tudo estou fazendo por mim. Pela empresa onde trabalho posso fazer muito mais: posso reduzir as idas ao banheiro a duas vezes por semana, posso levar água de casa e trabalhar o dia todo de pé economizando cadeiras e melhorando o visual do ambiente (você sabia que cientistas americanos descobriram que ficar oito horas por dia de pé, imóvel, faz bem para a saúde?). Estou tão grato por ter tido essa chance de compreender meus erros que posso até orar:

Senhor Capital, crucificado por minha culpa,
estou muito arrependido de ter feito pecado,
pois ofendi a vós que sois bom e amável.
Prometo, com a vossa graça, nunca mais pecar!
Meu Patrão, misericórdia!

Um comentário:

Perturbe a ordem. Comente!